domingo, 10 de mayo de 2009

Carteira de habilitação do Brasil já pode ser homologada na Espanha

Desde o dia 7 de abril, entrou em vigor o Acordo entre a República Federativa do Brasil e o Reino da Espanha sobre o reconhecimento recíproco e troca de carteiras de habilitação. A conclusão do processo foi publicada no Boletim Oficial do Estado número 61, com data de 12 de março de 2009. A troca das carteiras de habilitação somente poderá ser solicitada por brasileiros com residência legal na Espanha que sejam portadores de CNH ainda válida e não tenham obtido a CNH depois do dia 17 de setembro de 2007.

O Consulado do Brasil na Espanha não renova nem tramita pedidos de carteira de habilitação brasileira. Desta maneira, quem tiver sua carteira de habilitação vencida somente poderá renová-la pessoalmente, no Brasil, nos DETRANs. “Depois de tantos anos esperando, finalmente poderemos dirigir na Espanha”, declara a paranaense Neide dos Santos, 37 anos, residente há seis anos na Espanha.

Para tramitar o pedido de troca da CNH válida pela habilitação espanhola, os brasileiros com residência legal na Espanha terão de solicitar à "Jefatura Provincial de Tráfico" de sua província de residência, por telefone ou pela Internet, a marcação de dia e hora para esse fim. Para isso, terão de informar os números de seu documento de residência na Espanha, do documento de identidade, mais o número da CNH brasileira, sua data e lugar de expedição. Depois disso, serão informadas da data e hora para comparecer à "Jefatura Provincial de Tráfico" onde tiver sido feito o pedido. Serão também indicados os documentos adicionais que terão de apresentar. Conforme o caso, a autoridade espanhola poderá pedir, por exemplo, certificado médico, certificado de inexistência de antecedentes penais ou administrativos, além do pagamento de taxa e preenchimento de formulário.

O brasileiro portador de CNH equivalente às classes C1, C1+E, C, C+E, D1, D1+E, e D+E deverá realizar exame de conhecimentos e exame de direção em vias de trânsito abertas ao tráfego, utilizando veículos para os quais esteja autorizado a conduzir em sua CNH. O brasileiro portador de CNH de classe B, que permite dirigir automóveis, não precisa fazer exame de conhecimentos e de direção.

A CNH que for trocada pela habilitação espanhola será devolvida pelas autoridades espanholas às autoridades brasileiras que expediram a CNH. “Esta é mais uma vitória da comunidade brasileira. Mais uma prova de que a união faz a força”, declara Pedro Silva, mineiro de 45 anos, residente na Espanha desde 1998.

O jornal Brazilian News entrou em contato com a Jefatura Provincial de Tráfico de Madri, Sevilla e Barcelona, mas até o fechamento desta edição (13 de junho) o processo de homologação não havia sido iniciado. A Jefatura de Tráfico pediu à equipe de reportagem que entrasse em contato dentro de uma semana. Sandro Fernandes (Braziliam News)

2 comentarios:

victor dijo...

OLA PESSOAL MEU NOME E VITAL SERA Q VAMOS TER Q ESPERAR 1 ANO MASD PARA TROCAR A CNH POR Q JA VAMOS PARA 5 MESES DESDE O RECONHECIMENTO RECIPROCO E ATE AGORA NADA, O Q A DGT ALEGA E Q BRASIL ESTA COM PROBLEMAS INFORMATICOS _alguem poderia ajudar-nos porfa
obrigado de um brasileiro
revoltado com todos os politicos

Krlim dijo...

eu já dezisto de esperar vou tirar minha cartera aqui dinovo... que toda vez que me param perco um tempao, que eles(os poli)ligam pra um pra outro e acabo tendo que chamar algum pra ir buscar o carro...

vaya rollo taxo...