sábado, 16 de abril de 2011

5º Encuentro de Escritores Algarve-Andalucia



El sábado Antonio García Villarán y Siracusa Indigesta estarán recitando en Tavira.

V Palavra Ibérica - Encontro de Escritores Algarve-Andaluzia

No dia 15 e 16 de Abril, vai decorrer, no Quartel da Atalaia, em Tavira, o V Palavra Ibérica - Encontro de Escritores Algarve-Andaluzia. Esta edição será realizada no âmbito do projecto Artalaia, comissariado por José Bivar e desenvolvido pela AAPAAA e pelo RI1 (Regimento de Infantaria I) que, na pessoa do Comandante Coronel Nuno Pereira da Silva tem encontrado um entusiástico incentivo à abertura do Quartel a actividades culturais.

O encontro tem-se realizado em alternância nas duas regiões e conta na Andaluzia com a parceria do Ayuntamento de Punta Umbria.

Este evento, tem associado o prémio literário Palavra Ibérica, que distingue anualmente um escritor de língua portuguesa e outro de língua castelhana, assume-se como o maior encontro de autores dos dois países realizado a Sul.
A presença de 40 autores no evento visa reforçar os laços das duas regiões no sentido de criar uma plataforma que permita unir o mundo literário lusófono e ibero americano.

A participação significativa de autores da província de Huelva confirma as ligações ancestrais entre o Algarve e esta parte da Andaluzia, traduzidos em laços familiares que prometem gerar fortes sinergias na economia e cultura das duas regiões agora unidas sob a designação de euroregião.

O processo iniciado com a primeira edição em Vila Real de Santo António encetou um programa sério e sustentado de intercâmbio e colaboração, que agora projectado em Tavira, vem reforçar a dinâmica de cidades de média dimensão no eixo Tavira-Olhão-Faro, com vista a uma estratégia sotaventina que promova o desenvolvimento e a capitalidade cultural.

O programa conta com a presença de 2 autores distinguidos com o prémio Palavra Ibérica (Maria do Sameiro Barroso e Santiago Landero ), tem a colaboração da Associação Linguagem de Cálculo (4 Águas, Sulscrito, PopSul), do Movimento Internacional Lusófono (Revista Nova Águia) e, da Associação de Jornalistas e Escritores do Algarve (Revista Stylus) e o apoio da editora Babel.

Para além do Quartel da Atalaia e da Biblioteca Álvaro de Campos, esta edição propõe a dinamização de espaços alternativos e tem no programa nocturno momentos de intervenção poética no BBB, Bowling Bridge Bar. Entre os protagonistas destes momentos estão os grupos: Experiment'arte, Cangrejo Pistolero, as poetisas e performers Siracusa e, Dina Roque.
Dia: 16.04.11
Hora:19h00
Lugar: Cine-Teatro António Pinheiro (Tavira)

No hay comentarios: