viernes, 18 de diciembre de 2009

1º Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens



A I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens prevista para ocorrer em Lisboa em 21 de janeiro de 2010 visa dar a conhecer a um público majoritariamente formado por professores e estudantes universitários portugueses, aspectos das literaturas portuguesa e brasileira produzidas para crianças e jovens na contemporaneidade.
No que diz respeito aos autores brasileiros é imenso o desconhecimento da contribuição brasileira - desde Lobato até os dias atuais - motivada pela prioridade conferida pelas cadeiras de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa à produção ficcional e poética destinada ao público adulto. Detectando esta lacuna, a professora Vania Pinheiro Chaves, importante divulgadora da Literatura Brasileira em Portugal desde a década de 1970, idealizou uma jornada para a apresentação e discussão com professores e educadores portugueses da produção brasileira que será vista em perspectiva contempo rânea e em paralelo com a produção mais conhecida dos mais relevantes autores portugueses.
Estudando a produção bibliográfica brasileira contemporânea foram convidados os escritores Maria José Silveira e Daniel Munduruku, de mérito incontestável, para encontrarem o público e falarem sobre suas obras. Como conferencistas convidadas, a própria professora Susana Ramos Ventura, membro da Comissão Especial de Normatização do Projeto Mais Cultura em 2008, respon sável pela escolha de 260 títulos de Literatura para Crianças e Jovens para composição de mais de 1000 bibliotecas e pontos de leitura em todo o Brasil e a professora Maria Teresa Gonçalves Pereira da UERJ, com larga experiência na área da Literatura para Crianças e Jovens.
Sinopse: A I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens consistirá em evento que se desenvolverá com palestras, mesas-redondas e encontros com escritores. A Jornada é destinada aos professores e alunos portugueses frequentadores da Universidade de Lisboa (Faculdades de Letras, Pedagogia e Educação) com a finalidade de divulgação da Literatura Brasileira para Crianças e Jovens, bem como a realização de debates para fomentar o diálogo entre especialistas na área no Brasil e em Portugal. Contrapartida:
Os participantes realizarão atividade na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos, na cidade de São Paulo-SP que consistirá em mesa redonda com a apresentação dos resultados obtidos na divulgação da Literatura Brasileira para Crianças e Jovens durante a realização da I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens. * As informações acima foram encaminhadas pela candidata.

No hay comentarios: