viernes, 20 de noviembre de 2009

Festival EXTREMA’doc em Cáceres conta com o apoio do Instituto Camões



16 a 27 de Novembro,  5.ª edição do Festival de Cinema Documental da Extremadura, EXTREMA’doc , que conta com o apoio do Instituto Camões. As exibições programadas organizam-se em duas secções: a oficial, que inclui os documentários que estão a concurso (categorias “Longa-metragem”, “Curta-metragem” e “Transfronteira”), e a informativa. O Instituto Camões financia o prémio da categoria “Transfronteira”, na qual estão a concurso os seguintes filmes de realizadores portugueses, de produção portuguesa ou de temática lusófona ou transfronteiriça:

- “Voo do Humbi-Humbi”, de Carlos Eduardo Viana;
- “Vai com o vento”, de Ivo Ferreira;
- “Touro”, de Camilo Azevedo;
- “La Esquina del Tiempo”, Carla Alonso;
- “Canto da Terra D’Água”, Adriano Smaldone e Francesco Giarrusso;
- “Flores em vida”, Eduardo Consonni e Rodrigo Marques;
- “Só tenho o que dei”, de Carlos Pereira e Levi Martins;
- “Mãe Carmelín”, de Isaac Cedillo Soto.

Os documentários finalistas desta categoria serão exibidos na “Aula de Cultura” da Caja Extremadura (Calle Clavellinas, 7, Cáceres), no dia 25 de Novembro, das 17:00 às 20:30 horas. Os restantes poderão ser vistos a qualquer hora do dia, de 23 a 27 de Novembro, no Hotel Ágora (numa projecção “a la carta”). Os prémios serão entregues no dia 27 de Novembro, no Hotel Ágora, às 22:00 horas.

Haverá também a exibição, na secção informativa, de outros filmes relacionados com Portugal ou com a Língua Portuguesa, que percorrerão as Escolas Oficiais de Idiomas de sete localidades da Extremadura espanhola (Cáceres, Mérida, Villanueva/Don Benito, Zafra, Plasencia, Almendralejo, Badajoz), entre os quais se encontram “Ritmos da Cidade”, de Luís Margalhau, “A Carta Quinhamel”, de Peter Anton Zoettl, e “Lisboa Adentro”, de Muriel Jacqueroz e Eduardo Saraiva Pereira.

No âmbito deste Festival, será ainda apresentada no Museu Pedrilla / Casa Museu Guayasamín (Ronda de San Francisco, s/n, Cáceres), de 17 a 29 de Novembro, a exposição de fotografia “Tonalidades da Guiné-Bissau”. Esta exposição, que conta com o apoio do Instituto Camões, reúne obras de dois fotógrafos residentes em Lisboa, Ernst Schade (1949, Holanda) e David Clifford (1974, Canadá), e mostra-nos algumas cenas da vida quotidiana na Guiné-Bissau.

No hay comentarios: