viernes, 24 de abril de 2009

El ‘Foro Sur’ de Cáceres presenta cinco galerias portuguesas

Cinco galerias portuguesas, menos duas que em 2008, participam na 9ª edição da Feira Ibero-Americana de Arte Contemporânea de Cáceres - ‘Foro Sur' (30 de Abril a 3 de Maio), que amanhã é apresentada em Lisboa, na sede do Instituto Camões (IC). 

A apresentação na capital portuguesa do evento comissariado por Rosa Queralt será feita pela Conselheira da Cultura e Turismo da Junta (governo autónomo) da Extremadura espanhola, Leonor Flores Rabazo, e pela Directora-geral do Património Cultural da mesma Junta, Esperanza Díaz Garcia, e contará com a presença da presidente do IC, Simonetta Luz Afonso. 

O ‘Foro Sur' pretende «promover as últimas tendências artísticas e o mercado da arte na Extremadura e conseguir, além disso, um interessante intercâmbio cultural entre Espanha, Portugal e a América Latina», segundo uma nota dos organizadores, que sublinham ainda os «resultados artísticos e comerciais claramente positivos» das anteriores edições. 

Como em anos anteriores, o ‘Foro Sur' realiza-se no Centro de Exposições San Jorge e na Igreja da Preciosa Sangre, dentro do recinto monumental da cidade de Cáceres, candidata a Capital Europeia da Cultura em 2016. 

Os organizadores do ‘Foro Sur' sublinham a «especial atenção» que dedicam ao «intercâmbio das novas tendências artísticas contemporâneas com Portugal». 

Das 23 galerias de arte presentes, cinco são portuguesas - três de Lisboa (‘Carlos Carvalho', ‘Filomena Soares', ‘3 + 1 Arte Contemporânea'), uma do Porto (‘Pedro Oliveira') e uma de Lisboa/Porto (‘Quadrado Azul') - e uma é brasileira - ‘Celma Alburquerque', de Belo Horizonte. 

As restantes são procedentes de diferentes pontos de Espanha (Salamanca, Málaga, San Sebastián, Madrid, Santander, Sevilha e Valência). A Extremadura estará representada por duas galerias, ‘Ángeles Baños' de Badajoz e ‘María Llanos' de Cáceres. 

Em paralelo ao ‘Foro Sur', terão lugar em Cáceres diversas exposições de artistas plásticos, mostras de cinema e fotografia e conferências. 

Uma das iniciativas previstas é a ‘Calle Foro Sur', entre 30 de Abril e 7 de Maio, que terá como tema a exposição de escultura nas ruas de Cáceres bem como a criação de obras de artistas plásticos sobre as fachadas de edifícios em duas zonas centrais da cidade.

No hay comentarios: