viernes, 24 de abril de 2009

Semana cultural "Portugal Convida 09"


Pelo terceiro ano consecutivo, o Consulado Geral de Portugal em Barcelona promove, de 8 a 14 de Junho, na capital catalã, a semana cultural " Portugal Convida" que coincide com a comemoração do dia 10 de Junho, dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Depois do sucesso das iniciativas dos anos anteriores, o programa "Portugal Convida 09" cobre este ano um leque ainda maior de eventos que dão a conhecer o que de melhor Portugal tem para oferecer no plano cultural e turístico.
 
Como marco urbano da realização do "Portugal Convida 09" vai ser instalado em Barcelona um "Arco do Triunfo", escultura de arte efémera do artista português Xana, construída a partir de caixas de plástico coloridas. Esta obra monumental ocupará o mesmo local onde, no ano passado, esteve o sapato "Cinderella" de Joana de Vasconcelos.
 
A música vai abrir e fechar a semana cultural "Portugal Convida 09". A fadista Kátia Guerreiro dará um concerto público inaugural na Praça do Rei, na segunda feira 8 de Junho, pelas 21.30, que tem como convidados de honra as principais figuras da vida política e cultural catalã. A festa de encerramento do " Portugal Convida 09", com sardinhada e animação local, tal como ano passado, terá lugar nos Jardinets de Gràcia, onde, num palco gigante actua, no final do dia, o Real Combo Lisbonense de João Paulo Feliciano, com música portuguesa para dançar de um reportório dos conjuntos de baile dos anos 50 e 60.
 
"As Artes e a Cidade" são o tema do ciclo de conferências organizadas para este Portugal Convida 09". Nos dias 9, 10 e 11 de Junho, o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona - CCCB- acolhe três encontros com a cultura portuguesa. O Arquitecto Eduardo Souto Moura e o fotógrafo de arquitectura Fernando Guerra vão debater as suas artes: arquitectura e fotografia. O curador João Pinharanda e o artista plástico Xana, entre outros, vão discutir a Arte Pública e Efémera. O "Design e a Busca do Espaço Sensível" é o terceiro tema de debate deste ciclo, em que participa Guta Moura Guedes, presidente da Experimenta Design.
 
"Edgar Pêra, Filhos e Enteados" é a proposta de cinema Português que vai ter lugar no MACBA. Haverá ainda um encontro - com degustação de vinhos - de produtores e representantes de todas as regiões de Portugal e uma noite de fado amador. 
 
Esta iniciativa do Consulado Geral de Portugal em Barcelona tem o apoio do Instituto de Turismo de Portugal, do Instituto Camões e do Ayuntamiento de Barcelona.

No hay comentarios: