viernes, 24 de abril de 2009

II Seminário de Português como Língua Estrangeira na UESC: diálogos interculturais

A coordenação de Português como Língua Estrangeira (PLE) sob a égide do Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC – promove o II Seminário de Português como Língua Estrangeira na UESC: diálogos interculturais. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de junho no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, tendo início às 8 horas.

Sob a coordenação dos professores Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro (coordenadora geral) Cesário Alvim Pereira Filho, Elida Paulina ferreira, Juliana Meneses e Maria das Graças Góes, o seminário tem como objetivo interagir com parceiros de universidades, pesquisadores, professores do Brasil e do exterior, para socializar os diálogos interculturais.
Público Alvo

O II Seminário de Português como Língua Estrangeira na UESC contempla estudantes, professores e pesquisadores do campo de PLM/PLE/L2.

Programação:
Sob a coordenação geral da professora Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro, serão realizadas quatro palestras com os temas: A interculturalidade no contexto de acolhimento, pela Profa. Dra. Maria José Grosso (FLUL); Os valores culturais das avaliações, pela Profa. Dra. Matilde Scaramucci (UNICAMP); Competências de alunos no processo de formação para aprender línguas, pelo Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho (UNB); A importância de uma segunda língua global em sociedade, cultura e comunicação pelo Prof. Dr. João Craveirinha (Moçambique). Logo após haverá mesa-redonda com os professores: Rosane Amado Sá (USP), Fernanda Rangel ( Buenos Aires), Maria D’Ajuda Alomba (UESC), Edleise Mendes (UFBA), Mônica Maria Nobre (UFRJ) e Manuel Martí (Espanha), sobre o Ensino de PLE: diálogos interculturais, tendo como coordenadora a Profa. Maria das Graças Góes. Em seguida, apresentação de comunicação e aulas demonstrativas e atividade cultural.

No dia 19, o seminário reiniciará as atividades com a palestra com o professor José Carlos Paes de Almeida (UNB). Em seguida, acontecerá o Encontro Marcado com o Prof. Dr. Evanildo Bechara da Academia de Letras do Rio de Janeiro e o Prof. Dr. João Malaca Casteleiro da Academia de Letras de Lisboa e o Prof. Dr. Odilon Pinto, com a coordenação da Profa. Marileide dos Santos de Oliveira. Em seguida sessão de comunicações e exibições de pôsteres. À tarde será realizada mesa-redonda cuja temática versa sobre os Estudos Culturais no ensino de Língua Estrangeira: noções de comunicação, cultura e língua e uma palestra sobre a Importância de uma segunda língua global em sociedade, cultura e comunicação. O encerramento do evento, contará com a presença do grupo de teatro da UESC.


No hay comentarios: