jueves, 2 de abril de 2009

"Português acrobático"ou Capoeira


Porque não utilizar movimento e acrobacias para ensinar português? Será possível?
Claro que sim, e a prova está na actividade de Capoeira, a arte marcial brasileira acompanhada de música, que se realizou no passado dia 31 de Março, no "Día del Centro" do I.E.S. Loustau-Valverde de Valencia de Alcántara.
A actividade, de cariz interdisciplinar, foi levada a cabo pelos departamentos de português e educação física e foi um sucesso! A aula aberta esteve cheia de alunos, professores e outros membros da comunidade educativa, de maneira que ficou a ideia de organizar para o próximo ano uma actividade do mesmo género.
O Mestre Domingos, um "capoeirista" do Brasil, trouxe muito movimento, cor e vocabulário em português que, com uns quantos movimentos marciais e acrobacias, transmitiu energia e alegria a todos os participantes na aula e, depois, na exibição.
Esta actividade foi muito útil para mostrar que existem outras variantes do português que estão acostumados a ouvir e contactar, como é o caso do português do Brasil, e para promover um estilo de vida saudável em que o desporto pode ser útil para a nossa saúde e, porque não, para aprender outro idioma? Luis Leal.appex

No hay comentarios: