miércoles, 11 de marzo de 2009

Escritores lusófonos e francófonos dialogam no IC

Escritores lusófonos e francófonos dialogarão a 18 de Março na sede do Instituto Camões, em Lisboa, no âmbito da Festa da Francofonia, promovida pelo Instituto Franco-Português (IFP). 

No encontro participarão os escritores lusófonos Francisco José Viegas (Portugal), Cristina Robalo Cordeiro (Portugal) e Ana Paula Tavares (Angola) e francófonos Samir Marzouki (Tunísia), Rafik Ben Salah (Suíça), Denise Besch (Luxemburgo), Roger Léveillé (Canadá) e Gisèle Pineau (França). 

‘Viagens literárias: percursos francófonos e em português' é o título da sessão em que os escritores dialogarão lerão «alguns excertos das suas obras», segundo o programa da Festa da Francofonia, que decorre de16 a 21 de Março, com várias iniciativas promovidas pelo Instituto Franco-Português de Lisboa. 

A França, o Canadá, o Egipto, a Bélgica, a Grécia, o Luxemburgo, Marrocos, a Roménia e a Suíça juntam-se anualmente para festejar a Francofonia, celebrando a criação, a 20 de Março de 1970, da Organização Internacional da Francofonia. 

Este ano, os festejos promovidos em Portugal pelo IFP abrangem também o Instituto Camões, o Instituto Cultural Romeno e a Faculdade de Letras de Lisboa. 

A semana da francofonia de 2009 compreende, nomeadamente, um ciclo de cinema de língua francesa nas instalações do próprio IFP, de 16 a 20 de Março, e a exposição "Tonalités francophones", organizada pela Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 17 a 27 de Março. 

No Instituto Cultural Romeno será inaugurada uma exposição da artista plástica romena Elena Murariu e terá lugar o concerto de encerramento desta Festa da Francofonia 2009 com o grupo Emy Dragoi Quintet - Jazz Hot Club Romania. 

Fonte: Lusa/Instituto Franco-Português

No hay comentarios: