miércoles, 11 de marzo de 2009

Lectura de poemas de Luiza Neto Jorge en Cátedra de Estudos Portugueses de la USAL

Dentro del Ciclo de lecturas bilingues 2008/2009 , titulado "Do outro lado mar" correspondiente a los poetas portugueses del siglo XX, se dará lectura a poemas de Luiza Neto Jorge el 16 de Marzo a las 22:30 horas en la Cátedra de Estudos Portugueses de la Universidad de Salamanca.

Luiza Neto Jorge - {Lisboa, 1939 - Lisboa, 1989}
freqüentou a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas desistiu do curso e foi viver para Paris, onde permaneceu durante oito anos (1962-70). Ainda hoje é considerada a personalidade de maior destaque do grupo de poetas que se reuniu em torno de Poesia 61.. 

«As casas fluem de noite
sob a maré dos rios»

Consciência feminina da escrita e invenção de uma poesia crua em que o corpo da linguagem se confunde com o corpo do sujeito poético são alguns traços a destacar na sua escrita.

«Quebrou-se a cadeia do sangue
o filho que nos habitou
já se despediu»

Além de poetisa, desenvolveu intensa atividade no domínio da tradução na qual deixou uma obra inigualável, também escreveu para teatro e cinema.

«Há feridas cíclicas há violentos voos
dentro de câmaras de ar curvas
feridas que se pensam de noite
e rebentam pela manhã» 

Revolucionária dos poemas como dizem alguns, sua expressão poética é arrebatadora, linguagem moldada com maestria fazendo nascer os mais lindos poemas, não só recomendo como acho essencial para quem gosta de poesia, conhecer a obra dessa grande mulher.

«no cais dos barcos pequenos de papel
somos irmãos de ninguém
ancorámos com amarras de dúvida»


No hay comentarios: